- contato@nuclimagem.com.br
- Hospital Ernesto Dornelles - Av. Ipiranga, 1801, 3º andar CEP 90.160-093 - Porto Alegre / RS
A Física Médica é usada na Medicina Nuclear para garantir a qualidade e proteção radiológica dos procedimentos.
Segmentos importantes da Medicina Nuclear estão sob responsabilidade desta área. Entre eles, o controle de qualidade da instrumentação, treinamento da equipe técnica, radioproteção e processamento de imagens.
Responsável
Betina R. Braga, Esp.
Física Médica
CNEN/FM0086 ABFM/MN-369/1333
e-mail: betina@nuclimagem.com.br
A excelência no desempenho de nossos equipamentos é garantida através de um conjunto de medidas para controle de qualidade. Periodicamente, realizamos testes que verificam a precisão dos instrumentos e se eles reproduzem com confiabilidade a biodistribuição do radiofármaco no órgão a ser estudado.
Os testes realizados na Nuclimagem utilizam os padrões definidos nos protocolos publicados pela Agencia Internacional de Energia Atômica (IAEA-TECDOC), pela National Electrical Manufacturers Association (NEMA) e pela American Association of Physicists in Medicine (AAPM).
As avaliações são feitas com recursos tecnológicos avançados, como simuladores tomográficos e fontes de radiação específicas para calibração de instrumentos de medida.
Equipamentos usados nos testes
O Cardiac Phantom avalia a qualidade das imagens de SPECT cardíaco adquiridas e possibilita a realização de estudos de diferentes parâmetros de aquisição e processamento de imagens.
Os simuladores tomográficos permitem a medida da resolução tomográfica para lesões hipercaptantes e hipocaptantes, avaliação, uniformidade e linearidade tomográfica e possibilitam a medida da PSF (point spread function) para o cálculo da função transferência de modulação do sistema.
As fontes padrões de referência de Co-57, Ba-133, Cs-137 e Co-60 são utilizadas para verificação da precisão, exatidão, linearidade e reprodutibilidade do medidor de dose (Curiômetro).
Treinamento
Treinamento da equipe técnica na área de processamento de imagens e radioproteção
Nossa equipe recebe um treinamento anual que busca o aprimoramento nas áreas de radioproteção, instrumentação, padronização de procedimentos técnicos, processamento e registro dos exames e computação básica para medicina nuclear.
Este treinamento é aprovado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (NE 3.02) no plano de radioproteção de nossa instalação.
Realizamos procedimentos, diagnósticos e terapêuticos, oferecendo resultados confiáveis aos pacientes e médicos, através da excelência tecnológica, visando a satisfação dos clientes com comprometimento do corpo clínico e colaboradores.