A calibração da balança é fundamental para se obter resultados de pesagem precisos. Ignorar esta importante atividade de manutenção, além de ser uma negligência, transforma a medição em uma suposição. A precisão das balanças torna-se menos confiável com o tempo, em virtude do seu uso regular e de fatores externos, como eventuais impactos que o equipamento venha a sofrer e até mesmo variações climáticas e ambientais. A calibração periódica da balança, combinada a frequentes testes de rotina, aumenta em muito a durabilidade de sua balança e a precisão da pesagem.
Mas o que é a calibração?
Em termos simples, a calibração é uma comparação quantitativa. Para verificar a leitura de uma balança, é colocado um peso de referência no prato. O erro é definido como a diferença entre o valor medido (a leitura) e o valor verdadeiro (o peso de referência). No final da calibração da balança, é criado um certificado, que relatará as leituras da balança, comparando-as a um valor de referência. As tolerâncias aplicadas resultam em uma declaração de Aprovação/Reprovação.
A calibração realizada por fornecedor autorizado oferece os benefícios a seguir:
Economia nos custos. Equipamentos calibrados permitem uma tomada de decisão adequada, o que evita desperdício, retrabalho ou recall de produtos.
Medições confiáveis. Utilizar equipamentos calibrados garante que as medições realizadas em um local sejam compatíveis com aquelas realizadas em outro lugar. Os resultados de qualquer balança no processo serão precisos e confiáveis, da mesma forma que o produto final.
Conformidade. A calibração facilita a aprovação sem problemas em auditorias internas e externas.
Detecção de desgaste dos equipamentos. Todos os equipamentos envelhecem com o tempo e os componentes críticos podem sofrer estresse mecânico ou desgaste. Oscilações nem sempre podem ser eliminadas, mas podem ser detectadas através de calibrações periódicas.
Melhoria nos processos e lucro. A interpretação dos resultados de calibração de acordo com as tolerâncias definidas melhora os processos e, em última análise, aumenta o lucro.
Um certificado de calibração relata os resultados no momento em que a calibração foi realizada. Negligenciar a calibração é uma estratégia de alto risco para o empresário, visto que os custos ocultos e riscos associados à balança não calibrada podem ser bem mais elevados do que o custo da calibração propriamente dita.
A RK Software possui parceria com os maiores fabricantes do segmento de pesagem (Toledo, Urano e Elgin), além de ser credenciada junto ao Inmetro, e investe muito na capacitação de seus técnicos. Nossos 20 anos de tradição no mercado de automação comercial nos levam a orientar nossos clientes a manter em dia as aferições de suas balanças, evitando desta forma o desgaste do equipamento e até mesmo eventuais advertências acerca de resultados não confiáveis que venham a ser obtidos durante a verificação realizada pelo Inmetro.